sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Perder e Ganhar



Como é difícil viver em tempos de acumulação consumista e abrir mão de certos “princípios” da propaganda capitalista, tais como: “acontecer”, “se dar bem”, “ser famoso”, “ter” (o que quer que seja), “esbanjar”, “ostentar”. 

Isso não nasceu agora, é fruto de um longo processo histórico de solapamento das antigas relações de sociabilidade; pautadas na confiança mútua, na credibilidade da palavra oral, substituídas pela crescente vitória da competitividade, da burocratização dos espaços e instituições sociais, calcadas na jurisdição da sociedade reflexiva burguesa. 

Os estandartes burgueses assumiram uma espécie de segunda natureza humana, tornando-se hoje, a primeira. É como se a cada nova geração, distante de antigos processos de lutas e sonhos, o único horizonte possível fosse acumular, se dar bem, não construir qualquer projeto de solidariedade ou mesmo utopias.

É cada vez mais comum a lógica do consumo espraiar-se a todos os segmentos humanos: do afetivo ao intelectual. Estamos perdendo a capacidade sensitiva de ter sensibilidade. Tudo se relaciona a uma ideia canhestra de que lutar é perda de tempo, de que as pessoas não mudam, de que qualquer sonho de igualdade é antiquado, que pessoas que ainda empunham bandeiras de fraternidade são chatas e ultrapassadas.

Construímos projetos de vida como se fossem nossos, ainda que muitos não saibam ao certo quando e como tais projetos nascem e como são reproduzidos de forma naturalizada, acreditando piamente que tais modelos são os únicos possíveis, de que não há outra saída.

Ainda assim, notícias e exemplos de angústias, depressões, neuroses, escleroses, obsessões, só se avolumam. O capitalismo, via consumo, não foi capaz de apascentar nossos espíritos, tampouco de nos tornar mais felizes, muito pelo contrário. O físico brasileiro Marcelo Gleiser disse que quando ele pensa na ultramodernidade (atual contemporaneidade) o que lhe vem à cabeça é: velocidade e dispersão. 

Velocidade para quê? Acumular mais para quê? A gente de fato precisa de tudo o que almeja ou que consome? Será mesmo que o volume crescente das demandas subjetivas em busca de mais dinheiro, fama, poder, etc., não são fugas para o vazio que, quando nos damos ao luxo de ouvir nossas vozes internas ao silenciarmos e pararmos de vez em quando, damos conta de que tanta correria não trouxe a felicidade?

Tudo bem que felicidade é um conceito subjetivo, cada um é feliz ao seu modo, no entanto, existem elementos que indicam que o caminho que estamos percorrendo, ao invés de nos levar à felicidade, ainda que seja individual e subjetiva, está nos levando para a infelicidade. Estes sinais são: angústia, depressão, irritabilidade, aceleração, dispersão, competitividade, egolatrismo, individualismo. 

Mas , como parar o projeto que levamos anos buscando e reconhecer que o caminho pode ter sido errado, diante de um mundo que nos cobra “sucesso” o tempo todo?  É preciso coragem para reconhecer que durante anos demos vozes e ouvidos aos outros e nos abandonamos, deixamos de lado o que de fato importava. É preciso coragem para reconhecer que um modelo, projeto de vida, pode ter dado certo até certo ponto, mas já não serve mais. 

Às vezes, perder é ganhar. Abandonar um modelo de vida que só traz infelicidade é o melhor caminho para uma nova trajetória. Viver um dia de cada vez é mais importante que idealizar uma vida inteira pela frente, sobretudo, quando o futuro não está sendo construído no agora. Se a gente não consegue desfrutar do agora, seremos capazes de aproveitar, viver no futuro?





Um comentário:

  1. Henrique não me leve a mal, mas com todo esse pandemônio ocorrendo em nossa Capital, seu comentário, sábio, seria útil.

    ResponderExcluir

Entrevista com Arton, de Sirius. Parte II

  Entrevista realizada no dia 14 de fevereiro de 2024, às 20:00, com duração de 1': 32'', gravada em um aparelho Motorola one zo...